O lançamento do edital para auxílio-alimentação no IFC Camboriú, com 220 vagas disponíveis e segue aberto até o dia 26, foi recebido com entusiasmo por grande parte da comunidade acadêmica. No entanto, conforme a leitura do edital, a novidade acabou gerando frustração e questionamentos para os alunos do curso de Sistemas de Informação do campus.
O motivo da insatisfação reside no requisito de integralidade para concorrer ao benefício. Segundo o edital, apenas estudantes que estejam matriculados em todas as disciplinas do semestre em questão e que estudem em período integral no campus podem se candidatar. No curso de Sistemas de Informação, a grade curricular permite que os alunos optem por disciplinas em diferentes semestres, além de ser apenas um curso matutino, o que inviabiliza a inscrição de todos os estudantes do BSI no edital.
Diante da frustração dos alunos, a Atlética BSI se posiciona de forma crítica a exclusão da comunidade BSI do edital. Deixamos claro aqui que a criação de um auxílio-alimentação é um passo positivo para apoiar os alunos que mais necessitam, porém, acreditamos que o requisito de integralidade exclui injustamente muitos alunos do curso de Sistemas de Informação, agravando ainda mais o sentimento de exclusão do BSI do campus.
Esperamos que a direção do campus encontre uma solução que inclua todos os alunos que necessitam do auxílio-alimentação, independentemente do curso ou da carga horária, afinal, os alunos do BSI não vivem através do consumo de memória RAM. A comunidade BSI se esforça o quanto é possível por meio de bolsas, estágios e empregos para ter o dinheiro para pagar o refeitório, mas também precisa da chance de receber o auxílio em momentos mais difíceis para se alimentar dentro do campus, principalmente com o possível aumento de preço que está por vir com a nova licitação.
Para os alunos que – nas regras do edital – possuem o direito de tentar receber o auxílio-alimentação, segue o link para o edital: (via IFC Camboriú)